08/10/2021

DESIGNERS AFRICANOS INTEGRAM CALENDÁRIO DO PORTUGAL FASHION

A próxima edição do Portugal Fashion, de 12 a 16 de outubro, traz várias novidades. A mais relevante surge da parceria com o Creative Africa Nexus (CANEX), do Afreximbank, programa do Banco de Investimento africano, que pretende facilitar o investimento na economia criativa e cultural africana. Cerca de 20 designers de diversos países de África […]

A próxima edição do Portugal Fashion, de 12 a 16 de outubro, traz várias novidades. A mais relevante surge da parceria com o Creative Africa Nexus (CANEX), do Afreximbank, programa do Banco de Investimento africano, que pretende facilitar o investimento na economia criativa e cultural africana.

Cerca de 20 designers de diversos países de África mostram o seu trabalho com o objetivo de o dar a conhecer ao mercado nacional, esperando, com esta abordagem, conseguir novos desafios, novos mercados internacionais, e desenvolver a sua capacidade através da incubação da marca.

São 8 designers em desfile – 3 no BLOOM e 5 na plataforma principal, estando as restantes 12 marcas representadas no BrandUp, o showroom do Portugal Fashion, que regressa nesta edição.

No dia 12, e tendo como objectivo a apresentação dos designers e marcas ao tecido empresarial, decorre uma conferência que serve também como oficialização da parceria de três anos entre o Creative Africa Nexus e o Portugal Fashion.

O programa pretende promover, anualmente, cerca de 40 designers africanos, que beneficiarão de networking com especialistas nacionais e internacionais da indústria, bem como retalhistas e fabricantes competitivos no mercado português.

Caminhos como produção de moda sustentável, a importância da economia circular na indústria da moda, o papel do design responsável para as novas gerações são dos principais alvos que Portugal poderá oferecer aos criadores africanos que apre- sentarão as suas coleções na próxima edição do Portugal Fashion (12 a 16 de Outubro).

A marca Anissa Aida, com raízes tunisinas e parisienses, dá o kick-off a esta montra de design com raízes africanas (13 Outubro às 15h), na plataforma Bloom, e no mes- mo dia, já na plataforma principal, teremos oportunidade de conhecer as propostas das criadoras Doreen Mashika,(Tanzânia – 17h), e da Mafi Mafi da (Etiópia – 21h).

O line-up segue no dia 14 de Outubro, dia em que as marcas Anyango Mpinga (Nai- robi – 12h) e Odio Mimonet (Nigeria – 15h30) mostram as suas novas coleções.

Propostas vindas dos Camarões e de África do Sul são apresentadas dia 15 de outubro, pelas 17h30 e 22h respetivamente, pelas mãos dos designers Maison D’Afie e Rich Mnisi.

A edição em parceria com o programa CANEX encerra a dia 16 de Outubro com a coleção do moçambicano Taibo Bacar (20h30).

EN