FacebookTwitterInstagram
25 de abril: os looks que nos inspiram liberdade
25 de abril: os looks que nos inspiram liberdade
Em tudo a moda é livre. Em quem a idealiza e cria, no que a inspira, nos materiais com que é construída, nas cores com que é pintada, nos padrões com quem desenhada e em quem a veste. Neste dia 25 de abril, o tão celebrado Dia da Liberdade, selecionámos dez looks que tantos nos inspiram a ser quem somos e, acima de tudo: livres.

ALEXANDRA MOURA
A frase "Não é sonho nenhum” brilha por entre o jersey metalizado e ecoa em toda a passerelle, ou não fosse o verdadeiro grito de inverno de Alexandra Moura. "Bestiário” foi inspirada no universo da ceramista Rosa Ramalho e traz-nos, além dos pequenos monstros que vivem na maquilhagem e nos próprios tecidos, contrastes de cores e materiais audazes e detalhes manuais que tornam as peças únicas.



CARLOS GIL
"Aquarella” é o nome da coleção de verão de Carlos Gil em que a cor é a derradeira protagonista. Inspirado na técnica de pintura aguarela, retratada nas pinceladas que compõe a nossa peça de eleição, este vestido maxi privilegia a fluidez de movimentos através da leveza dos tecidos e mangas volumosas.



HUGO COSTA
Inspirada na queda do muro de Berlim, "Maybe We’ll Be Together Again” trouxe uma mensagem de esperança à estação fria de Hugo Costa, onde a liberdade se enquadra na perfeição com as silhuetas oversized, os tons neutros e os apontamentos de cor.



INÊS TORCATO
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos." O Artigo 1º surge como ponto de partida para as propostas de inverno de Inês Torcato, que reinterpreta os clássicos com inovações nos materiais, formas e detalhes, usando tonalidades fortes como o roxo e o camel, que gritam liberdade.



JÚLIO TORCATO
Livre é o melhor adjetivo para descrever a coleção que celebra os 30 anos de carreira de Júlio Torcato. De entre 30 convidados especiais que tiveram total autonomia para reinventar peças criadas pelo designer ao longo de toda a carreira, os manequins Pedro e Ricardo Guedes surgem com blazers serigrafados numa mistura de cores e símbolos completamente personalizados.



KATTY XIOMARA
É através de "Maria Mimosa” que Katty Xiomara presta o seu tributo às mulheres que ergueram a sua voz por respeito, igualdade e liberdade. Coragem e confiança são adjetivos presentes nos looks de inspiração feminina – e este, protagonizado pelo vermelho forte e o padrão geométrico em preto e branco, não podia deixar de estar na nossa lista.



MARQUES’ALMEIDA
Irreverência é uma característica inconfundível na estética e ADN da dupla Marques’Almeida. Num tom de dourado quente e corte irregular, esta peça da última coleção de inverno é um autêntico símbolo de individualidade que combina na perfeição com um styling arrojado e icónico.



SARA MAIA
Os clássicos de vestuário masculino foram a base das propostas de verão de Sara Maia, que os reinterpreta através de cortes contemporâneos e cores vivas, tudo sob o mote #nogender. E se não há maior liberdade do que sermos nós próprios, porque não fazê-lo em amarelo?



STORYTAILORS
A arte, a tecnologia e o futurismo convivem em perfeita harmonia nesta peça criada pelos Storytailors, desenhada para a coleção 222. O jersey metalizado volta a destacar-se por entre as formas soltas e volumosas, numa peça rica em detalhes, desapegada de género e livre de preconceitos.



SUSANA BETTENCOURT
Resiliente, mas gentil. Na visão de Susana Bettencourt, este deveria ser o lema de todos os seres humanos; na sua coleção de verão 2019, não há outro lema senão este. Num conjunto de propostas que celebra a multiculturalidade, os direitos humanos, o feminismo e a liberdade, difícil foi a tarefa de selecionar apenas um coordenado que nos inspirasse liberdade, mas deixámo-nos vencer pelas cores quentes e mensagem forte deste look.