18/03/2020

78 bloomers em 10 anos

O Portugal Fashion tem já um longo historial de concursos dirigidos a jovens criadores, desde o Programa Aliança, lançado em 2004. Aliás, a descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda é um dos grandes objetivos do Portugal Fashion, que em outubro de 2010, na sua 27.ª edição, criou, para o efeito, o projeto […]

O Portugal Fashion tem já um longo historial de concursos dirigidos a jovens criadores, desde o Programa Aliança, lançado em 2004. Aliás, a descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda é um dos grandes objetivos do Portugal Fashion, que em outubro de 2010, na sua 27.ª edição, criou, para o efeito, o projeto Bloom. Desde então, o Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a 78 jovens criadores e marcas e a 163 alunos de oito escolas de moda. Alguns bloomers têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga, Roma ou Madrid, por exemplo.

De resto, não faltam exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion, como é o caso do Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato, David Catalán ou Susana Bettencourt.

 

EN