20/09/2020

PORTUGAL FASHION REGRESSA REINVENTADO PARA CELEBRAR 25 ANOS E PROTEGER O TALENTO NACIONAL

Muita coisa mudou desde que, há 25 anos, Claudia Schiffer e outras top models internacionais inauguraram a passerelle do Portugal Fashion. Todo o mundo é composto de mudança e o ano de 2020 prova-o com insólita veemência. A pandemia de covid-19 modificou comportamentos, impôs limitações, criou obstáculos, gerou receios. E tudo isto obriga a que o Portugal Fashion se […]

Muita coisa mudou desde que, há 25 anos, Claudia Schiffer e outras top models internacionais inauguraram a passerelle do Portugal Fashion. Todo o mundo é composto de mudança e o ano de 2020 prova-o com insólita veemência. A pandemia de covid-19 modificou comportamentos, impôs limitações, criou obstáculos, gerou receios. E tudo isto obriga a que o Portugal Fashion se reinvente, enquanto evento de moda, e seja ainda mais assertivo na defesa dos interesses de designers e marcas, numa altura em que o talento criativo está especialmente vulnerável.

Mas vamos ficar todos bem… Depois de ver o seu último programa de desfiles suspenso pelas medidas de contenção da pandemia, em março, o Portugal Fashion regressa renovado para a sua 47.ª edição, que vai ter lugar entre 15 e 17 de outubro na Alfândega do Porto. “A crise sanitária motiva uma reinvenção profunda do evento, consubstanciada em novos modelos de organização dos desfiles, novas formas de comunicação das criações e novos modos de interação com o público”, explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.

“Para lá das alterações impostas pela covid-19, o Portugal Fashion vai ser necessariamente diferente em função do momento difícil que a moda portuguesa atravessa, à semelhança de muitas outras atividades económicas e culturais. O impacto socioeconómico da pandemia está a penalizar fortemente a fileira moda e, por isso, o Portugal Fashion tem o dever acrescido de apoiar e dar esperança a criadores e marcas. Hoje, talvez como nunca nestes 25 anos de Portugal Fashion, é nossa obrigação proteger o talento nacional. E não me parece que haja melhor maneira do que esta de assinalar o nosso 25.º aniversário”, conclui Mónica Neto.

Modelo híbrido garante segurança sanitária

Em consonância com o esforço nacional de combate à pandemia, o Portugal Fashion vai privilegiar os desfiles em espaços exteriores e ao tradicional formato presencial, naturalmente limitado pelas regras de distanciamento físico, acrescenta uma experiência de fruição digital, que inclui vídeos, live streaming, performances e outros meios inovadores. Ou seja, o evento vai adotar um modelo híbrido, entre o físico e o digital, para apresentar as coleções de criadores, marcas e jovens designers. Modelo, esse, que irá também ser implementado nos próximos desfiles internacionais do Portugal Fashion em setembro, durante as fashion weeks de Londres e Milão, em que participam Marques’Almeida, Alexandra Moura, David Catalán e Miguel Vieira.

A centralidade que as tecnologias digitais vão ter nesta 47.ª edição passa, inclusivamente, pela criação da Portugal Fashion TV Digital. Trata-se, como o nome indica, de uma plataforma online que irá assegurar, em contínuo, a transmissão dos desfiles em live streaming, mas que inclui também uma diversificada programação de moda, com entrevistas, reportagens e outros conteúdos digitais. Desta forma, o Portugal Fashion vai chegar a um público bastante mais vasto.

Importa sublinhar que este modelo híbrido, entre o físico e o digital, se enquadra nas medidas que o Portugal Fashion definiu para proteger a saúde e garantir a segurança sanitária de todos aqueles que participam no evento. Naturalmente que esta 47.ª edição vai decorrer em estreita articulação com as autoridades locais e nacionais de saúde e em escrupulosa observância das regras de contenção da pandemia estabelecidas pela DGS. O plano de contingência do evento está, de resto, a ser desenvolvido sob a coordenação do Médico de Saúde Pública, Ricardo Mexia.
EN